webmail  | Imprensa | Contato  |

Você está aqui: Home › Educação Ambiental
Educação Ambiental

A lei federal nº 9.795/99 e a lei Estadual nº16.586/09 do Estado de Goiás definem Educação Ambiental como “processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Assim a Educação Ambiental, não se trata de um tipo especial de educação, ela é mais do que simplesmente repassar informações e conhecimento sobre os recursos naturais, é um processo contínuo e longo de aprendizagem, de uma filosofia de trabalho, em que todos, família, escola e sociedade devem estar envolvidos.

É necessária a mudança de atitude em relação às questões ambientais, por isso a educação ambiental tem que ser transformadora. Precisa buscar novas formas e possibilidades de relações sociais e estilos de vida, baseada em relações mais justas entre os seres humanos e o meio ambiente, é preciso perceber que somos parte deste meio, e não usuários dele.

Para isto é necessário que a Educação Ambiental também seja assumida pelo poder público, em todas as suas esferas, com a participação da sociedade.

Diante deste entendimento, A AMMAI já conta com uma equipe profissional multidisciplinar, a qual já vem realizando alguns trabalhos de educação ambiental em vários segmentos dentro do município, como sistema municipal, estadual e particular de ensino, Instituições de Ensino Superior, COMDEMAI – Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente de Itumbiara e sociedade civil organizada. Os principais projetos desenvolvidos hoje pela AMMAI são a Gincana Estudantil de Coleta de Sementes Nativas do Cerrado, Itumbiara + Verde (Parceria com a ILES/ULBRA) e Projeto de Revigoramento Sanitário (parceria com a SANEAGO e MINISTÉRIO PÚBLICO), além das comemorações e palestras realizadas de acordo com o calendário ecológico, e sempre que solicitadas pelos parceiros.