webmail  | Imprensa | Contato  |

Você está aqui: Home › Apresentação
Apresentação

O Município de Itumbiara, portal do Centro-Oeste, além da posição geográfica estratégica, tem o privilégio de contar com grandes recursos naturais e um enorme potencial turístico, que nos últimos anos passou a ter uma maior atenção dos gestores públicos e da iniciativa privada.

Temos uma riqueza hídrica representada pelas águas de superfície com destaque para o belo e caudaloso rio Paranaíba e, ainda o rio dos Bois, o Meia Ponte, o ribeirão Santa Maria que fornece água para o abastecimento da cidade. No tocante às águas subterrâneas temos o maior “oceano” de água doce do mundo, o aqüífero “Guarani” que começa na região de Itumbiara e vai até a Argentina. Nosso solo é fértil e sua topografia ligeiramente ondulada favorece a elevada produção agrícola e pecuária.

Contudo, diante de todas essas riquezas ambientais mencionadas, temos consciência de que em tempos de comprovado aquecimento global existe a real necessidade de conciliarmos o crescimento econômico com a sustentabilidade ambiental.

Em Itumbiara, conquistamos pela consciência e credibilidade, uma grande união entre o Poder Público, os Segmentos da Sociedade Organizada, Empresários, as Instituições de Ensino e Pesquisa, as Organizações Não-Governamentais e, especialmente, a População que cada dia reforça essa grande iniciativa plural e coletiva atuando sempre em defesa do meio ambiente e da vida.

Diante deste cenário, a AMMAI – Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara foi criada em junho de 2009 pela Lei Municipal 3.811 do mesmo ano, e se trata de uma autarquia integrante da administração pública indireta do município, cuja atribuição é a gestão das políticas públicas ambientais municipais.